quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho

Fausto Menta - Produtor do Usina Cultural em Cataguases


A FCOJB foi criada em 1985 e é mantida pelo Grupo Energisa. Os projetos que realiza conta com parcerias de outras empresas, com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais e o Ministério da Cultura. Desde então, desenvolve atividades não só em Cataguases, mas também em outras cidades de Minas Gerais e nos Estados da Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe. Destaca como uma de suas principais atividades as “Usinas Culturais”, que consistem na criação e manutenção de espaços culturais nas principais cidades das áreas de concessão de suas empresas. Em Cataguases, o “Usina Cultural” teve grande ampliação nos últimos dois anos. Para seu produtor, Fausto Menta, isto se deu devido ao objetivo de se construir uma agenda de espetáculos voltada para as tendências contemporâneas da cultura brasileira com a finalidade de incentivar, fomentar, formar novos públicos e promover o acesso à cultura.


O “Usina Cultural” busca fazer circular pelo interior de Minas Gerais o que há de mais inventivo, autoral, conceitual e que, acima de tudo, não tenha ainda sido absorvido pelo grande mercado da música brasileira. Portanto, o foco é na formação de novos públicos para espetáculos de qualidade, mas pouco viáveis na programação cultural do interior. A música é o carro-chefe do trabalho que contempla também o teatro. Além de incentivar os artistas de Cataguases e da região, mantém sua atenção voltada para a os novos talentos da MPB, o que não exclui da programação artistas já consagrados no mercado. “É na mistura de gerações, de influências, dos diferentes registros, da riqueza e diversidade da arte e da cultura brasileiras que o Usina Cultural busca sua energia. Uma energia que se renova a cada vez que o público aplaude o artista, a cada vez que a emoção transborda no espaço de realização dos shows,” reforça Menta.

Outra ação permanente e de evidência internacional é o “Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa” - CINEPORT, evento sediado de forma intercalada entre os países envolvidos, que propõe a integração e o desenvolvimento do mercado audiovisual, promovendo filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A Fundação realiza também o “Festival Ver e Fazer Filmes” e apoia os filmes produzidos na região; possui ampla atuação no apoio a museus, arquivos e bibliotecas; na recuperação de sítios históricos; na restauração de obras de arte e arquitetônicas; na preservação do folclore, na manutenção da Oficina de Artes do “Centro de Tradições Mineiras” com cursos de música, teatro e artes plásticas; na criação do “Centro Cultural Humberto Mauro”, espaço amplo destinado à exposição de artes visuais, teatro, dança, seminários, lançamento de livros e uma exposição permanente do trabalho do cineasta que lhe empresta o nome; no festival gastronômico no distrito de Piacatuba, distante 33 km de Cataguases; no resgate e divulgação da obra de Ataulfo Alves através de eventos como o “Festival Ataulfo Alves de Samba e Culinária de Botequim”, na cidade de Miraí; e o “Museu Energisa” e o “Centro de Memória da Zona da Mata” inaugurados em Agosto de 2012, no prédio que antes abrigava o “Museu da Eletricidade”. A intenção de seus criadores é proporcionar às pessoas a história de avanços e conquistas do setor energético em meio a equipamentos utilizados na construção das usinas, além de altímetros, bússolas, amperímetros e teodolitos. O espaço conta também com imagens históricas, fotografias e filmes exibidos em monitores espalhados pelo Museu e uma sala de cinema com 25 lugares. Todas estas atividades são consideradas pela fundação como destinadas a comunidade em geral.

A FCOJB, como destacado por sua presidente Mônica Botelho , propõe para os próximos anos a expansão e atuação cultural do Grupo Energisa Minas Gerais para as 65 cidades de sua área de concessão. Para isto, auxilia na organização do Consórcio Intermunicipal de Cultura e deu início a uma discussão com o painel "Produção Cultural em Minas Gerais - Oportunidades, Desafios, Redes e Parceria", quando reuniu produtores culturais, representantes da Secretaria de Cultura do Estado, de ONGs de atuação cultural e secretários de cultura e educação. Ambos buscam fortalecer o poder cultural das cidades com a orientação de seus gestores para a elaboração e aplicação de projetos, captação de recursos e prestação de contas, mas especialmente para a conscientização de todos sobre a importância da preservação e da criação cultural da região.

Um comentário:

  1. oi Andrea, bacana seu blog. Gostei muito, o panorama apresentado está muito legal mesmo. Parabéns e continue nos atualizando com novas descobertas.
    abraços

    ResponderExcluir

Críticas e sugestões de instituições culturais para serem mapeadas serão sempre bem vindas.