sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas de cultura da Zona da Mata Mineira foi inicialmente uma dissertação de Mestrado, defendida em 2010, pela professora Andrea Vicente Toledo Abreu, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualizada e transformada em livro, será apresentada agora através de palestras que ajudarão a multiplicar e esclarecer alguns dos dados colhidos durante a pesquisa: o conceito de cultura, as leis de incentivo, e a análise e a interpretação das políticas públicas desenvolvidas nas principais instituições culturais.
O objetivo da iniciativa é disseminar o crescimento, a expansão e a modernização das políticas públicas de cultura na Zona da Mata Mineira, contribuir no sentido de retirá-la do relativo adormecimento em que se encontra e trazê-la para o debate político da região, visando a criação de novas políticas para o setor.
É certo que almejar apresentar aos trabalhadores e amantes da cultura o panorama atual de suas políticas públicas não é tarefa simples. Previsões e sugestões para o futuro, no intuito de se contribuir efetivamente, também foi trabalho árduo e nada modesto, mas realizado com a dedicação e o envolvimento de uma pessoa que sinceramente acredita que políticas públicas de cultura bem estruturadas podem contribuir para uma vida mais digna e plena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e sugestões de instituições culturais para serem mapeadas serão sempre bem vindas.